Vida de casado: olho vivo na balança!
Casar engorda? Isso é o que mais se ouve falar quando está para casar ou quando recém se casa.
Mas isso pode começar a virar mito, de acordo com a matéria do site Portal Vital.
Reproduzo ela na íntegra para vocês:
A cerimônia de casamento foi linda; a viagem de lua de mel, incrível. Agora começa a rotina a dois, com a companhia diária da pessoa amada. “O início da vida de casados é uma fase maravilhosa, mas é preciso evitar que os momentos românticos se transformem em oportunidades para engordar”, aconselha o neuropsiquiatra Sidney Chioro, especialista em emagrecimento.
Segundo o médico, até mesmo as pesquisas mostram que o casamento pode oferecer um risco e tanto para a balança! Um estudo realizado pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, acompanhou sete mil homens e mulheres casados, e concluiu: o perigo está principalmente nos primeiros dois anos do casamento. “Nesse período, os casais têm o dobro de chance dos solteiros de se tornarem obesos”, alerta Sidney.
Durante a fase do namoro, homens e mulheres se preocupam em manter a forma para despertar a atração do parceiro. “Porém, quando se casam, muitos relaxam com os cuidados com o corpo, acreditando que já conquistaram a pessoa amada”, afirma o médico. Mas, além do comodismo, outras ciladas podem levar ao aumento de peso depois do esperado “sim”. Conheça essas armadilhas e veja como manter o romantismo em alta e o ponteiro da balança sob controle!
– Na vida a dois, há mais momentos para comemorar. E, aí, é uma taça de vinho aqui, um chocolate ali...
Comer e beber são prazeres inquestionáveis, mas é importante evitar o impulso causado por emoções como a ansiedade ou o estresse. “Saboreie cada garfada e aprecie cada gole de vinho, para perceber quando está satisfeito”, ensina Sidney. Outra dica? No restaurante, em vez de pedir uma garrafa de vinho, peça apenas duas taças, uma para cada um, e evite beber demais!
– Um dos dois adora dar uma de mestre-cuca e preparar receitas deliciosas na cozinha. Impossível resistir...
Se você gosta de cozinhar, use a criatividade e invente pratos saborosos, porém, menos calóricos. “Faça algumas trocas inteligentes! Por exemplo, prepare um bife à parmegiana assado, em vez de frito, e cubra com queijo branco. Ou crie uma salada caprichada, com um molho especial, à base de ervas. Explore o uso de ingredientes gostosos e pouco calóricos, como especiarias e condimentos, que dão sabor à receita, mas não engordam. E prepare o prato com carinho, enfeite-o, deixando-o apetitoso e sedutor”, orienta a nutricionista Paula Castilho.
– O tempo que gastaria malhando na academia é investido em momentos românticos, ao lado da pessoa amada...
Muitos casais caem nessa cilada. A enfermeira Flávia Mendonça, de 28 anos, e o engenheiro Fernando Fanucchi, de 32 anos, estão casados há 11 meses e já engordaram cerca de 6 quilos cada um. “Em vez de ir para a academia, ficamos em casa, assistindo a filmes e comendo pipoca”, conta Flávia. Com um pouco de força de vontade, você pode praticar várias atividades físicas ao lado da sua cara-metade! “Que tal caminharem juntinhos, em um parque ou praça próxima à sua casa? Ou, então, invistam em um esporte praticado em duplas, como o tênis, para que a companhia do outro seja obrigatória e divertida”, aconselha Paula.
Comentários
Postar um comentário