Escolha do Fotógrafo

A escolha do fotógrafo para o casamento é uma das tarefas mais importantes na organização do casamento, pois de tudo o que é feito e escolhido, como decoração, música, comida, bebidas, entre outros, serão as fotos que registraram esse momento maravilhoso eternamente. Contratar um fotógrafo para o casamento não é uma tarefa fácil, tudo vai depender do orcamento, do tipo de fotos que os noivos querem e da empatia com o profissional.

Posteriormente ao evento, muitos casais se arrependem de não terem dado a devida importância a escolha do fotógrafo quando olham o álbum de casamento e se deparram com fotos mal enquadradas, embaçadas e sem graça.

Escolher o estilo

Atualmente se ouve falar muito em fotojornalismo. Esse recurso está sendo muito usado, pois captura momentos mais espontâneos dos noivos durante a cerimônia e a festa, evitando assim fotos posadas. Ficando o álbum repleto de movimento onde as emoções são registradas com naturalidade.

Mas se a intenção dos noivos é fazer fotos posadas com pais, padrinhos, tios, avós. O aconselhavel é procurar um fotógrafo tradicional, pois os tradicionais retratos de família são tão importantes quanto as fotografias não posadas.

Agora se os noivos gostam do fotojornalismo e ao mesmo tempo desejam ter as tradicionais fotos de família, o bom é procurar um profissional que trabalhe bem com os dois estilos para que o resultado seja no final um álbum rico em imagens bonitas e variadas.

Ao contratar o fotógrafo

Peçam referências a amigos ou a outros noivos, vejam os portifolios colocados nos sites, verifiquem se as fotos são bonitas, nítidas, bem enquadradas e variadas e principalmente se o estilo do fotógrafo agrada vocês. Consulte no minimo 3 fotógrafos e verifique detalhes, tais como: Se ele é muito sério? Se ele tenta impor a opinião dele e desconsidera a de vocês? Se ele aceita sugestões? Se a companhia dele é agradável? E se ao olharem algum álbum feito por ele, vocês possuem o desejo de ter um álbum igual ou melhor que aquele.

Verifique se ele mesmo fará as fotos ou será um fotógrafo terceirizado (coloque isso no contrato), nesse caso peçam para ver algum álbum feito por esse outro fotógrafo.

Atenção ao contrato

Assim que encontrarem o profissional que tenha vos agradado e dentro do orçamento, não tenham medo em contratar o mesmo. Mas antes de assinar o contrato, leiam com atenção – levem o contrato para casa se necessário. Observe detalhes como: data do casamento, horário, a quantidade de horas que o fotógrafo e seus ajudantes irão trabalhar, o preço, a politica de cancelamento do contrato, tipo de fotografias, tipo de album, quantidade de fotos e quem será o profissional que irá fotografar o casamento. O contrato também deverá mencionar os direitos de utilização das imagens – caso o fotógrafo seja dono dos direitos das imagens, saibam quanto tempo irá manter essas imagens, e as condições e prazos de pagamento.

Pacotes

Muitos fotógrafos trabalham com pacotes especiais para os noivos, ondem incluem o álbum com um número X de imagens, cobertura do dia da noiva, making off externo ou em estúdio, pôster com imagem dos noivos, telão no dia do casamento passando as fotos do making off e com a retrospectiva da vida dos noivos, ou até mesmo as fotos já tiradas no casamento, fotos para os pais e padrinhos, filmagem, foto lembrança para os convidados e o convite fotográfico, entre muitas outras opções.

Vai da escolha dos noivos, verificar se é vantagem contratar algum desses pacotes ou não.

E não se esqueça que acima de tudo está o gosto dos noivos, não permita que os outros tentem empurrar para vocês algo que dizem estar na moda, ou contratem um fotógrafo somente por que o mesmo tem nome. Pensem primeiramente, que quem está pagando o álbum são vocês e que é com vocês que esse álbum vai ficar. Portanto ele deve ser do seu agrado e não dos outros.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolsa de festa - como segurar?

Convites: como endereçar

Casamento Bruna e Diego - 15 de Setembro de 2018