As cores nos ambientes

Ter noção exata das cores a serem usadas em um determinado ambiente é um dos elementos mais importantes para a decoração. Mesclando técnica e bom senso, é possível alegrar ou dar um ar todo diferenciado a qualquer ambiente, desde um pequeno lavabo, até a grandes salas comerciais ou residenciais.
Para isso, a escolha das cores é um elemento de vital importância, pois elas têm a capacidade de estimular determinadas sensações. Conheça a psicologia das cores.
Cores vivas causam um aspecto excitante, notadamente quando utilizadas em matrizes contrastantes; por outro lado, cores neutras denotam um aspecto calmo e tranqüilo. As cores se caracterizam em quentes (vermelho, amarelo, laranja), ou frias (azul, verde, violeta). Grande parte dos profissionais da área recomenda que seja obedecido um equilíbrio entre cores quentes e frias. Se as cores frias são predominantes em seus móveis, escolha uma tinta em cor quente para a parede, por exemplo. Lembre-se de que em ambientes tranqüilos, como os de estudo, devem prevalecer cores neutras.
Eis alguns exemplos de esquemas decorativos para ambientes:
* simples: fundo neutro + tom forte de uma cor. Ex: ambiente branco ou marfim + tons vermelhos.
* complexo: fundo neutro + escolha de duas tonalidades diferentes, porém combinados. Ex: ambiente marfim + tons vermelhos e caramelos.
* complexo e harmonioso: fundo neutro + escolha de três tonalidades diferentes sendo duas cores quentes e uma fria. Ex: ambiente branco + tom laranja, amarelo e verde.
* requintado: fundo neutro + escolha de duas tonalidades, porém uma delas com estamparia. Ex: ambiente branco + verde escuro e verde claro com a estamparia em verde e rosa.


Essas são dicas para quem está pensando em pintar a casa, mas serve também para quem está escolhendo a palheta de cores para o casamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Convites: como endereçar

Bolsa de festa - como segurar?

Casamento Bruna e Diego - 15 de Setembro de 2018