Especial mês das Noivas - Como não enlouquecer seu noivo às vésperas do casamento

Matéria retirada do site Daquidali

Terapeuta Ana Canosa conta como é possível manter a tranquilidade dias antes da cerimônia


É só marcar a data para subir ao altar que a ansiedade já toma conta de qualquer noiva. E não importa se o casamento é para muitos ou poucos convidados. O fato é que a correria com os preparativos, como os orçamentos de buffet, lista de convidados, ajustes do vestido, acabam sim, gerando uma grande expectativa e ansiedade. De acordo com a terapeuta Ana Canosa, a dica para não enlouquecer seu noivo às vésperas do casamento é usar as amigas mais próximas, a madrinha, a mãe e a sogra, para acompanhá-la no processo de montagem da festa.

Quer saber quais são os outros conselhos da especialista?

Entenda a sua ansiedade
“O casamento para as mulheres tem um significado superimportante. Essa é uma característica feminina, cuidar da cerimônia, de pensar que os convidados irão ser bem atendidos e de que está tudo muito bonito. Além da importância simbólica, no sentido dela ter sido escolhida pelo homem, de subir ao altar e mostrar isso para a sociedade. Há também os sinais de ansiedade. A noiva fala da festa o dia inteiro, 24 horas por dia. Começa também a se preocupar com o peso, se vai ou não entrar no vestido. Fala demais de todos os detalhes cotidianamente”.

Faça da preparação um prazer
“A primeira coisa é saber se o casal deseja mesmo se casar. Devem avaliar uma festa, sendo ela grande ou pequena, dentro das condições financeiras. Quando o casal vê isso como um projeto comum, de comemoração, de diversão, é mais fácil curtir a preparação”.

Peça ajuda
“A maneira para não enlouquecer é usar as amigas próximas, a madrinha, a mãe e a sogra para acompanhá-la no processo de montagem da festa. Comunicar ao parceiro aquilo que está fazendo. E não esperar que o noivo tenha a mesma alegria quando vai fazer prova de roupa. Isso frustra muito a mulher. É perceber que o homem não está muito envolvido. E ele não está mesmo. Ele quer ir à festa, ele quer participar. O fato do noivo não olhar para o detalhe não significa que ele não esteja a fim de casar”.

Planeje-se para relaxar
“Comece a planejar tudo com bastante antecedência, para minimizar os problemas que podem acontecer dois dias antes do casamento. Diminua as expectativas porque nem tudo acabará saindo do jeito que a noiva pensa. O mais importante é dar valor para o momento com os amigos, para o simbólico da relação, do que na verdade, com os detalhes das flores, dos docinhos, dos convites”.

Negocie as condições da despedida de solteiro
“O casamento é uma convenção social. Ele não existia desta maneira até o século XIV. É um ritual importante para nossa cultura. Social, religioso, emocional, e a festa de solteiro também faz parte dessa passagem. Então, a despedida de solteiro vira mais uma brincadeira, que faz parte do casamento, do que na verdade, a vontade de fazer sexo com outra mulher, ou sair com prostitutas. E as mulheres também fazem as suas e costumam ser bem apimentadas. O que o casal deve fazer é negociar. Negociar aquilo o que dá e o que não dá para fazer. Cada casal tem que colocar ali o seu limite para a despedida de solteiro”.
Aurora Aguiar


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolsa de festa - como segurar?

Casamento Bruna e Diego - 15 de Setembro de 2018

Convites: como endereçar