Aula de copos: aprenda como segurar e servir
Essa é uma dica válida para os noivos, formandos e recém casados.
Um dos momentos mais especiais do casamento e da formatura é a hora do brinde. Sei que é um detalhe pouco observado pelos convidados e por quem está brindando, mas a forma correta de segurar uma taça interfere muito no resultado tanto da foto como da bebida.
Achei uma matéria bem interessante no blog da Gloria Kalil sobre isso e publico aqui para vocês:
Tivemos esse dilema aqui na redação, quando três pessoas da equipe foram a uma festa e se depararam com um copo não muito comum. No formato do copo de Martini, e com o corpo (parte aonde vai a bebida) muito mais amplo. Equilibrar um copo desses, ainda mais em uma festa, pode ser complicado.
Dicas preciosas
Para aprender tudo sobre copos, fomos ao restaurante Parigi. Nossos consultores, o barman Julio Barbosa e o sommelier Rogério Moura, ensinaram o jeito certo de segurar, e deram várias dicas. "O formato do copo é muito importante para a percepção correta da bebida", ensina Rogério.
Para entender: uma taça é composta de três partes. O pé, a haste (parte fina) e o corpo - onde se localiza o bojo (a parte arredondada, de baixo) e a boca.
. Não tem discussão: o jeito certo de segurar um copo, se a bebida não for servida na temperatura ambiente (caso do conhaque), é pela haste, sempre. "Senão o calor da mão esquenta a bebida", explica Julio. No caso de nossos colegas Chics, em uma situação que ofereça perigo - derrubar bebida nos outros, ou em si mesmo - o melhor é deixar a etiqueta de lado e segurar do jeito que o copo ficar mais firme.
. O ideal é deixar os dedos longe do corpo do copo, sem encostar na bebida.
. Dedinho levantado é extremamente proibido.
Cada bebida, um copo
. O champanhe deve ser servido em uma taça tipo flûte, ou tulipa (corpo mais fino e comprido). Dessa forma, as bolhinhas ficam retidas por mais tempo no copo.
. Para vinhos Bordeaux, que são mais aromáticos, a taça deve ser mais alta, com o bojo menor. O vinho fica em contato com o ar, e libera seus aromas.
. Já os vinhos Bourgogne, que são menos aromáticos, devem ser servidos em um copo mais arredondado, com o bojo maior, o que aumenta a superfície de vinho em contato com o ar. A boca do copo é mais estreita, para concentrar o aroma.
. O Dry Martini é o drinque rei dos clássicos, e deve ser servido no copo original, que tem a boca mais aberta. Julio, um dos melhores preparadores de Dry Martini da cidade, passa a receita para o Chic.
Dry MartiniColoque, em um mixing glass, duas gotas de vermouth seco branco Noilly Prat
Adicione 50 ml de gin Tanqueray extra gelado (pode guardar no freezer)
Mexa bem, e despeje no copo de Martini
Para finalizar, coloque uma azeitona verde, furadinha para liberar o sabor, espetada em um palito de dente.
Copo de champanhe, segurado da maneira correta. A mão não encosta no corpo do copo.
Comentários
Postar um comentário